Caminhada ‘Vendada’ no Parque da Cidade do Porto Sensibiliza para a Cegueira
Caminhada ‘Vendada’ no Parque da Cidade do Porto Sensibiliza para a Cegueira

Caminhada ‘Vendada’ no Parque da Cidade do Porto Sensibiliza para a Cegueira

Partilhar:

Na passada quinta-feira (26 de setembro), o Parque da Cidade do Porto foi palco de uma caminhada inclusiva, em que cerca de 20 duplas percorreram 2,5 quilómetros com os olhos vendados. A iniciativa, promovida pelo projeto Sexto Sentido em parceria com a EDUPA (Educação Plena) e a Câmara do Porto, tinha como objetivo sensibilizar os participantes para os desafios enfrentados pelas pessoas cegas. O evento aconteceu no âmbito do Dia da Inclusão e da Semana Europeia do Desporto.

Sob o tema “A inclusão vai além da visão”, a caminhada convidava os participantes a formarem duplas, onde um guiava e o outro, vendado, percorria o trajeto. A meio do percurso, trocavam de papéis, permitindo que todos pudessem experienciar o que é viver e praticar desporto sem o uso da visão.

Bárbara Pereira, mentora do projeto, explicou a importância desta atividade: “A ideia é dar às pessoas a oportunidade de perceber o que é caminhar sem visão, com o apoio de um guia, para desenvolverem uma nova sensibilidade e empatia.”

Henrique Adão, um dos participantes, comentou a experiência: “No início, é difícil confiar no guia, mas, ao longo do percurso, vamos ganhando confiança. Caminhar vendado muda a nossa perceção do espaço e faz-nos pensar nas dificuldades de quem vive sem ver.”

Além da caminhada, o evento teve como foco principal a inclusão através do desporto, mostrando que com as adaptações adequadas, atividades físicas são acessíveis a todos. Sílvia Rodrigues, que participou como vendada e depois como guia, destacou a importância da experiência: “Esta iniciativa faz-nos pensar em como podemos ser mais inclusivos no nosso dia a dia, tanto no desporto quanto em outras atividades.”

O evento, que contou com apoio de várias entidades locais, foi elogiado pela sua capacidade de criar empatia e consciencialização para a inclusão de pessoas com deficiência visual.

Foto: DR

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *