Campanha de Sensibilização: Uso de Cinto de Segurança e Cadeirinhas para Bebés nas estradas nacionais esta sexta-feira
Campanha de Sensibilização: Uso de Cinto de Segurança e Cadeirinhas para Bebés nas estradas nacionais esta sexta-feira

Campanha de Sensibilização: Uso de Cinto de Segurança e Cadeirinhas para Bebés nas estradas nacionais esta sexta-feira

Partilhar:

A PSP, GNR e Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) lançam esta sexta-feira uma campanha de segurança rodoviária focada no uso de cintos de segurança e cadeirinhas para bebês, como parte do Plano Nacional de Fiscalização (PNF) de 2024.

De acordo com um comunicado conjunto dessas entidades, a campanha “Cinto-me Vivo”, que termina em 11 de abril, visa “sensibilizar condutores e passageiros para a importância de usar sempre e corretamente dispositivos de segurança, como cintos de segurança e cadeiras de transporte para crianças”.

A campanha “Cinto-me Vivo” incluirá ações de sensibilização da ANSR no continente e dos serviços das administrações regionais dos Açores e da Madeira, juntamente com operações de fiscalização realizadas pela PSP e pela GNR, concentradas em vias e acessos com grande fluxo de tráfego, com o objetivo de “diminuir o risco de acidentes e promover comportamentos mais seguros por parte dos condutores em relação ao uso correto dos dispositivos de segurança”.

As ações de sensibilização serão realizadas em conjunto com operações de fiscalização nas seguintes localidades: sexta-feira, às 08h00 na Praça do Vitória FC; em 8 de abril, às 16h00 na praça das portagens de Santarém na A1; em 9 de abril, às 09h00 na rotunda D. Dinis, em Leiria; em 10 de abril, às 07h00 no IC2 – Km 244,5, em Albergaria-a-Velha, Aveiro; e em 11 de abril, às 10:00 na estrada de Nelas, após o Estabelecimento Comercial Mercadona, em Viseu.

A PSP, GNR e ANSR incentivam os condutores a sempre utilizarem cadeirinhas homologadas, devidamente instaladas e adaptadas à altura e ao peso da criança, além de recomendarem o uso do cinto de segurança em todos os lugares do veículo e em todas as viagens, mesmo as de curta distância. Para motociclistas, o uso de capacete aprovado, devidamente ajustado e preso é fundamental.

Esta é a quarta de doze campanhas de sensibilização e fiscalização planejadas para este ano no âmbito do PNF de 2024. Até o final do ano, serão realizadas mais oito campanhas, uma por mês, com ações de sensibilização e fiscalização.

As campanhas incluídas nos planos nacionais de fiscalização são realizadas anualmente pela PSP, ANSR e GNR desde 2020, com temas definidos com base nas recomendações europeias estabelecidas para cada ano. O PNF de 2023 priorizou os temas: velocidade, álcool, acessórios de segurança e uso de telemóvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *