A campanha de vacinação sazonal contra a gripe e a covid-19 para o outono-inverno 2024-2025 tem início esta sexta-feira, com vacinas disponíveis em unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e em mais de 2.500 farmácias. Cerca de cinco milhões de doses serão administradas.
Este ano, 25 farmácias adicionais aderiram à campanha, elevando o total para 2.519. As farmácias vão complementar o trabalho dos centros de saúde, vacinando utentes entre 60 e 84 anos e os seus profissionais de saúde. Além disso, a vacina contra a gripe com dose reforçada será oferecida a pessoas com 85 anos ou mais e residentes em lares, instituições similares e na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI).
A diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, destacou que a vacinação das pessoas com mais de 84 anos será realizada exclusivamente nos centros de saúde, por razões logísticas relacionadas com a disponibilização de vacinas de dose elevada. Nas normas divulgadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), esta concentração nos centros de saúde visa facilitar a gestão e assegurar a disponibilidade necessária para responder à procura.
A vacinação é gratuita e recomendada para pessoas com 60 anos ou mais, utentes e trabalhadores de lares e RNCCI, grávidas, profissionais de saúde e outros grupos de risco, como bombeiros e pessoas em situação de sem-abrigo. As farmácias comunitárias receberão três euros por cada vacina administrada, além de um adicional para a gestão de resíduos, garantindo uma taxa mínima de desperdício.
O Governo pretende vacinar mais pessoas até ao final de novembro do que em 2023, com um investimento de 7,6 milhões de euros na vacinação nas farmácias. Segundo a DGS, foram adquiridos 2,1 milhões de vacinas contra a covid-19 e 2,5 milhões contra a gripe, incluindo doses padrão e de alta dose para os mais vulneráveis.
Foto: DR