Campanha “Taxa Zero ao Volante” visa aumentar segurança nas estradas até 11 de novembro
Campanha “Taxa Zero ao Volante” visa aumentar segurança nas estradas até 11 de novembro

Campanha “Taxa Zero ao Volante” visa aumentar segurança nas estradas até 11 de novembro

Partilhar:

A campanha de segurança rodoviária “Taxa Zero ao Volante” arrancou esta terça-feira, 5 de novembro, e decorrerá até 11 de novembro, no âmbito do Plano Nacional de Fiscalização (PNF) 2024. A iniciativa, promovida pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), em colaboração com a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP), visa alertar os condutores sobre os perigos da condução sob o efeito do álcool.

A campanha será composta por ações de sensibilização e fiscalização em todo o território nacional, incluindo nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira. A GNR e a PSP estarão focadas em vias de elevado tráfego, com o objetivo de reduzir o número de acidentes e promover comportamentos mais seguros por parte dos condutores.

De acordo com dados da ANSR, em 2023, um em cada quatro condutores mortos em acidentes de viação apresentava uma taxa de álcool superior a 0,5 g/l, e três em cada quatro desses condutores tinham uma taxa superior a 1,2 g/l. Além disso, 23% das vítimas autopsiadas em acidentes de viação tinham níveis de álcool superiores ao limite legal, sendo que 73% destas estavam com taxas consideradas criminosas (≥1,2 g/l).

A ANSR enfatiza que a condução sob a influência do álcool causa sérias alterações nas capacidades cognitivas e motoras, afetando a capacidade de tomar decisões rápidas e a coordenação motora, o que aumenta substancialmente o risco de acidentes. Com uma taxa de álcool no sangue de 0,5 g/l, o risco de sofrer um acidente grave ou fatal duplica.

Esta campanha é a penúltima de 12 previstas no PNF de 2024, sendo que até o final do ano haverá mais uma ação focada em temas como velocidade, uso de telemóveis ao volante e segurança. A ANSR, a GNR e a PSP reiteram a importância de campanhas educativas para sensibilizar os condutores e garantir estradas mais seguras.

Foto: DR

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *