Canil da Trofa promove programa de controlo de colónias de gatos
Canil da Trofa promove programa de controlo de colónias de gatos

Canil da Trofa promove programa de controlo de colónias de gatos

Partilhar:

O município da Trofa implementou um programa para controlo de colónias de gatos. O Programa CED-Capturar, Esterilizar e Devolver, implementado em vários pontos do município, garante a monitorização permanente do estado de saúde e número de felídeos da colónia, e que o espaço público da mesma seja limpo e higienizado, livre de resíduos ou restos de comida, de forma a evitar a proliferação de pragas.

O processo envolve a captura dos gatos de uma colónia, a sua esterilização, um pequeno corte na orelha esquerda para fins de identificação, desparasitação e, por fim, a devolução dos animais ao seu território de origem, onde são alimentados e protegidos por um cuidador.

Sempre que possível, os animais adultos dóceis e as crias que ainda estejam em idade de socialização são retirados das colónias e encaminhados para adoção. Na freguesia do Coronado, por exemplo, estão já instalados e identificados 3 abrigos para proteger essa colónia das condições climatéricas neste Inverno.

Desta forma, o Canil Municipal da Trofa garante a monitorização permanente do estado de saúde e número de felídeos da colónia, bem como que todo o espaço público da mesma seja limpo e higienizado, livre de resíduos ou restos de comida, de forma a evitar a proliferação de pragas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.