Texto escrito por Gabriela Teixeira
Nesta quinta-feira, dia 2 de junho, começa na Capela Santa Maria, a etapa final de um dos concursos de piano mais tradicionais do país. Até domingo, dia 5 de junho, 53 jovens pianistas vão participar da 13ª edição do Concurso de Piano Profª Edna Bassetti Habith, o Edna. As audições são abertas ao público, com entrada grátis.
A abertura oficial do concurso acontece na quinta, às 20h. A noite ainda reserva a apresentação do pianista Carlos Vogt, vencedor da última edição do Edna (categoria 19 a 27 anos).
Pianistas de 11 estados brasileiros, um da Bolívia e um do Paraguai disputam mais de R$ 27 mil em prêmios nas categorias 7 a 10 anos, 11 a 14 anos, 15 a 18 anos e 19 a 27 anos.
Além da premiação em dinheiro, o Edna contemplará o vencedor da categoria 19 a 27 anos com uma viagem para participar do evento Encuentros Internacionales de Piano, que acontecerá na cidade argentina de Bariloche em janeiro de 2023.
A diretora artística do Edna, Daniela Tsi Gerber, conta que o concurso pretende estimular o aluno iniciante a se desafiar tanto na disciplina do estudo quanto na projeção da emoção e do caráter da música. “É nesse momento de palco que o pianista pode extravasar seus sentimentos em suas performances”, sublinha Daniela.