No próximo mês de dezembro, o município de Vila Nova de Gaia arranca com as obras do projeto de reabilitação da Casa-Ateliê Soares dos Reis, situada na Rua Luís de Camões, que se tornará “o novo cultural da cidade”.
O anúncio foi feito esta semana, com a apresentação oficial do projeto de obra, orçada em cerca de 352 mil euros, que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal local e a Universidade do Porto.
Segundo adiantou a autarquia liderada por Eduardo Vítor Rodrigues, a intervenção no edifício principal “será o menos intrusiva possível”, de forma a “conservar e repor os elementos ainda existentes da construção primitiva”, adaptando-o apenas “às necessidades atuais”.
Tratando-se de um “espaço de elevado valor simbólico, cultural e patrimonial”, todas as fachadas do edifício, do século XIX, serão recuperadas, com o objetivo de “repor a [sua] dignidade”.
Além disso, o edifício será “alvo de uma nova função”, com o rés-do-chão e o primeiro piso a serem destinados a um espaço multiusos para esculturas, áreas de exposições, vestuários com cacifos, copa, entre outras comodidades.
Para o autarca gaiense, em causa está um projeto “de mão dada com a inteligência e o coração”, que dará a conhecer “a vida e obra do escultor” e contribuirá para a “valorização e diversificação cultural do município”.
A obra deverá estar concluída em agosto do próximo ano.
Recorde-se que este foi o local onde Soares dos Reis viveu e desenvolveu parte da sua atividade artística.