CASA SECULAR SOARES DOS REIS EM GAIA SERÁ ALVO DE INTERVENÇÃO NO INÍCIO PRÓXIMO MÊS DE DEZEMBRO

CASA SECULAR SOARES DOS REIS EM GAIA SERÁ ALVO DE INTERVENÇÃO NO INÍCIO PRÓXIMO MÊS DE DEZEMBRO

21/11/2021 0 Por admin
Partilhar:

No próximo mês de dezembro, o município de Vila Nova de Gaia arranca com as obras do projeto de reabilitação da Casa-Ateliê Soares dos Reis, situada na Rua Luís de Camões, que se tornará “o novo cultural da cidade”.

O anúncio foi feito esta semana, com a apresentação oficial do projeto de obra, orçada em cerca de 352 mil euros, que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal local e a Universidade do Porto.

Segundo adiantou a autarquia liderada por Eduardo Vítor Rodrigues, a intervenção no edifício principal “será o menos intrusiva possível”, de forma a “conservar e repor os elementos ainda existentes da construção primitiva”, adaptando-o apenas “às necessidades atuais”.

Tratando-se de um “espaço de elevado valor simbólico, cultural e patrimonial”, todas as fachadas do edifício, do século XIX, serão recuperadas, com o objetivo de “repor a [sua] dignidade”.

Além disso, o edifício será “alvo de uma nova função”, com o rés-do-chão e o primeiro piso a serem destinados a um espaço multiusos para esculturas, áreas de exposições, vestuários com cacifos, copa, entre outras comodidades.

Para o autarca gaiense, em causa está um projeto “de mão dada com a inteligência e o coração”, que dará a conhecer “a vida e obra do escultor” e contribuirá para a “valorização e diversificação cultural do município”.

A obra deverá estar concluída em agosto do próximo ano.

Recorde-se que este foi o local onde Soares dos Reis viveu e desenvolveu parte da sua atividade artística.