
Casal detido no Porto por burla com relógios contrafeitos
07/02/2025Um homem e uma mulher, de 26 e 23 anos, foram detidos no Porto, suspeitos de trocar relógios contrafeitos por artigos de luxo, nomeadamente automóveis.
Em comunicado, o Comando Metropolitano da PSP do Porto informou que as detenções, realizadas na quarta-feira, foram o desfecho de uma investigação iniciada em julho do ano passado. A operação resultou do cumprimento de mandados de detenção fora de flagrante delito, emitidos por autoridade judiciária.
Os suspeitos, acusados de burla qualificada, operavam em todo o território nacional, com maior incidência na área de Lisboa. A investigação abrange factos ocorridos no Porto, Lisboa, Leiria e Olhão.
De acordo com a PSP, os detidos atuavam em conjunto, seguindo um plano previamente delineado. Publicavam anúncios em plataformas digitais de compra e venda de relógios de luxo, como Rolex, que na realidade eram contrafeitos. O objetivo era trocá-los por relógios autênticos ou automóveis.
“No momento da concretização do negócio, os suspeitos, astuciosamente, faziam as vítimas crer que o artigo apresentado era original, finalizando a troca e concretizando o esquema”, explicou a PSP.
Além disso, os burlões atribuíam um valor inflacionado aos relógios falsificados e procuravam adquirir bens de menor valor, recebendo ainda uma quantia monetária adicional como compensação pela suposta diferença patrimonial.
Após obterem relógios genuínos ou viaturas, revendiam-nos, gerando elevados lucros financeiros.
No decorrer da investigação, a PSP recuperou três relógios originais obtidos nas burlas, com um valor total estimado em 30 mil euros, bem como sete relógios contrafeitos, cuja semelhança com os autênticos induzia as vítimas em erro.
Foram ainda apreendidas quatro viaturas de elevado valor comercial – um BMW X5, um BMW 318 clássico, um Mercedes SL500 e um Land Rover –, além de uma quantia em dinheiro.
A PSP estima que o casal tenha lucrado cerca de 100 mil euros com as burlas.
Um dos detidos já tinha antecedentes por crimes semelhantes.
Os suspeitos foram presentes ao Tribunal de Instrução Criminal do Porto. O homem ficou em prisão preventiva, enquanto a mulher terá de se apresentar diariamente às autoridades.
Foto: PSP Porto