CCDR-N Anuncia Investimento de 300 Mil Euros em Projetos Culturais Não Apoio pelo Estado
CCDR-N Anuncia Investimento de 300 Mil Euros em Projetos Culturais Não Apoio pelo Estado

CCDR-N Anuncia Investimento de 300 Mil Euros em Projetos Culturais Não Apoio pelo Estado

Partilhar:

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) revelou que irá investir 300 mil euros em projetos e atividades culturais promovidos por agentes não profissionais ou não apoiados pelo Estado. Esta medida é parte do programa Norte Pontual, aprovado na totalidade para 2024 e cujo financiamento será executado até ao final do ano.

Em comunicado, a CCDR-N detalha que, das 304 candidaturas submetidas, foram aprovados apoios diretos a 132 projetos culturais e apoios indiretos a 54 bandas filarmónicas ou de música tradicional. Estes apoios incluem o financiamento do IVA na aquisição de equipamentos para as bandas.

Os projetos apoiados abrangem várias áreas culturais: música (40 projetos), livro e leitura (24), artes visuais (12), teatro (12), cinema e multimédia (11), e cultura popular (10). Entre os projetos destacados estão a reedição da obra de Teixeira de Pascoaes, a publicação de poesia inédita de Guilherme de Faria, e um livro infantojuvenil sobre o Alto Douro Vinhateiro.

Na música, destacam-se o apoio ao MUMI – Músicas do Minho e ao laboratório musical Guimarães Choral Lab 2024, ambos programados para setembro. O investimento em cinema inclui produções documentais sobre a Mina da Borralha e uma aldeia da serra de Montemuro, além dos encontros de fotografia “RE.VER 03 – fotografia e expansão”.

No campo das artes plásticas, será financiada uma intervenção de arte pública na Quinta de São Gens, e no teatro, o LÍNGUA – Festival Internacional de Teatro em Línguas Minoritárias contará com apoio.

Jorge Sobrado, vice-presidente da CCDR-N para a Cultura, destaca a vitalidade cultural da região e sugere que o setor merece um suporte ainda maior no futuro. O programa Norte Pontual abrange todos os espaços intermunicipais da Região Norte, com uma distribuição significativa de projetos apoiados em áreas como a Área Metropolitana do Porto e o Douro.

O concurso para o próximo ano será lançado até novembro.

Foto: CM Guimarães

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *