Na sexta-feira, 12 de abril, o Cultura em Expansão dá início às celebrações dos 50 anos da Revolução dos Cravos com um projeto especial da dupla de artistas Daniel Moreira e Rita Castro Neves. Intitulada “Infantário Revolucionário”, esta exposição surge como resultado de uma residência artística que teve como ponto de partida a memória e a história da criação de um infantário autogerido pela Associação de Moradores da Bouça, no período pós-25 de Abril.
Esta iniciativa, parte de uma série de trabalhos promovidos pela Sonoscopia desde 2021, desafia artistas com diferentes práticas a repensar a Bouça. Segundo os próprios artistas, “Infantário Revolucionário” visa envolver as crianças de hoje para contribuir na construção de um futuro melhor, inspirando-se em experiências reais autogeridas que criaram lugares seguros de aprendizagem e convívio.
A exposição efémera estará aberta ao público na Associação de Moradores da Bouça a partir das 19h30, no dia 12 de abril, com entrada livre e gratuita, proporcionando um ambiente de convívio e reflexão.
O fim de semana prossegue com uma atuação especial de Prétu, o mais recente projeto de Xullaji, na Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira. Reconhecido como rapper, músico, poeta sonoro e visual, Chullage apresenta agora sua nova persona, Prétu, explorando uma dimensão “sampledélica”, onde os samples funcionam como portais temporais.
No sábado, 13 de abril, Prétu sobe ao palco com sua banda às 21h30, num concerto de entrada gratuita, mediante levantamento de bilhete (até dois por pessoa), disponível no próprio dia, uma hora antes do espetáculo.
Foto: Cultura em Expansão