Centenário da Queima das Fitas do Porto chega aos estudantes através de um palco digital

Centenário da Queima das Fitas do Porto chega aos estudantes através de um palco digital

30/04/2021 0 Por admin
Partilhar:

De 2 a 8 de maio, a Federação Académica do Porto vai celebrar a Semana da Queima das Fitas 2021 sob o mote “Lembrar a Queima”.

Na impossibilidade de celebrar o evento nos moldes tradicionais, a FAP vai levar até aos estudantes várias atividades que homenageiam aquela que é a maior festa académica do país.

Para assinalar os 100 anos de Queima das Fitas do Porto, a FAP realizou um Documentário, denominado “Porto de Encontro”, que conta com pessoas que marcaram a história do evento académico), como o músico Quim Barreiros ou o Bispo do Porto, D. Manuel Linda e será transmitido nas redes sociais da FAP, no dia 8 de maio, pelas 22h30. Este documentário, além de pretender eternizar os 100 anos desde o início da Festa da Pasta, tem como objetivo recordar aos estudantes momentos e histórias da melhor da semana das suas vidas.

A Serenata ao Finalista, com transmissão online a partir da Sé do Porto, terá lugar no dia 2 de maio, às 00:01 horas, hora habitual a que os grupos de fados da Academia começam a atuar. Pela manhã do dia 2 de maio, às 11:00 horas, decorrerá a Missa da Bênção das Pastas com o Bispo do Porto, transmitida online nas redes sociais da FAP.

De forma a relembrar as noites no Queimódromo, a FAP vai promover momentos musicais através de concertos de cariz solidário, no dia 4 de maio, pelas 22h30, com vários artistas portugueses, gravados em vários locais da cidade do Porto e com transmissão online e gratuita, tal como todas as atividades desta semana. Os fundos angariados serão entregues à Casa do Gaiato.

“2021 seria o ano em que recuperaríamos os momentos e os convívios que a pandemia nos tirou. Mas a esperança de devolver à Academia do Porto e à cidade aquilo que também faz parte da sua essência manteve-se e, assim sendo, levamos o espírito da semana da Queima das Fitas aos que ainda não tiveram oportunidade de a viver e, claro, aos que não puderam ter uma despedida”, refere a Presidente da FAP, Ana Gabriela Cabilhas.

A Federação Académica do Porto representa mais de 70.000 estudantes da Academia do Porto.