De 2 a 8 de maio, a Federação Académica do Porto vai celebrar a Semana da Queima das Fitas 2021 sob o mote “Lembrar a Queima”.
Na impossibilidade de celebrar o evento nos moldes tradicionais, a FAP vai levar até aos estudantes várias atividades que homenageiam aquela que é a maior festa académica do país.
Para assinalar os 100 anos de Queima das Fitas do Porto, a FAP realizou um Documentário, denominado “Porto de Encontro”, que conta com pessoas que marcaram a história do evento académico), como o músico Quim Barreiros ou o Bispo do Porto, D. Manuel Linda e será transmitido nas redes sociais da FAP, no dia 8 de maio, pelas 22h30. Este documentário, além de pretender eternizar os 100 anos desde o início da Festa da Pasta, tem como objetivo recordar aos estudantes momentos e histórias da melhor da semana das suas vidas.
A Serenata ao Finalista, com transmissão online a partir da Sé do Porto, terá lugar no dia 2 de maio, às 00:01 horas, hora habitual a que os grupos de fados da Academia começam a atuar. Pela manhã do dia 2 de maio, às 11:00 horas, decorrerá a Missa da Bênção das Pastas com o Bispo do Porto, transmitida online nas redes sociais da FAP.
De forma a relembrar as noites no Queimódromo, a FAP vai promover momentos musicais através de concertos de cariz solidário, no dia 4 de maio, pelas 22h30, com vários artistas portugueses, gravados em vários locais da cidade do Porto e com transmissão online e gratuita, tal como todas as atividades desta semana. Os fundos angariados serão entregues à Casa do Gaiato.
“2021 seria o ano em que recuperaríamos os momentos e os convívios que a pandemia nos tirou. Mas a esperança de devolver à Academia do Porto e à cidade aquilo que também faz parte da sua essência manteve-se e, assim sendo, levamos o espírito da semana da Queima das Fitas aos que ainda não tiveram oportunidade de a viver e, claro, aos que não puderam ter uma despedida”, refere a Presidente da FAP, Ana Gabriela Cabilhas.
A Federação Académica do Porto representa mais de 70.000 estudantes da Academia do Porto.