No passado domingo, milhares de pessoas reuniram-se nos Jardins do Palácio de Cristal para assistir a um espetáculo deslumbrante com 250 drones, que iluminaram os céus da cidade do Porto. O evento visual marcou o 10.º aniversário da criação da marca “Porto.”, concebida pelo designer Eduardo Aires.
A marca, que se tornou um símbolo da cidade, já foi premiada internacionalmente, tendo conquistado distinções como o prémio Graphis (Nova Iorque), um “pencil” nos D&AD Awards (Londres), e dois troféus de ouro no European Design Awards (Istambul), em 2015, nas categorias de Branding Implementation e Best of Show.
O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, destacou a simplicidade e a força da marca, explicando que a palavra “Porto”, seguida de um ponto final, reflete a singularidade e a história da cidade: “O sinal ortográfico significa que está tudo dito: é o Porto e basta!”.
O espetáculo de drones foi um dos momentos altos das comemorações, proporcionando uma experiência visual única e celebrando uma década de sucesso da identidade visual que representa a essência do Porto a nível nacional e internacional.
Foto: CM Porto