A Câmara Municipal da Maia anunciou, ao início da tarde desta quarta-feira, na sua página de Facebook, a modalidade Casa Aberta para vacinação contra a covid-19 e a gripe para maiores de 65 anos já a partir do próximo fim de semana. Atualmente, conforme anunciado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS), aquele regime está a funcionar para maiores de 75.
A margem de uma visita, nesta quarta-feira, ao Centro de Vacinação de Matosinhos, o coordenador do plano de vacinação contra a covid-19, coronel Carlos Penha-Gonçalves, explicou que os centros de vacinação têm autonomia para realizar o modelo “Casa Aberta” a partir dos 65 anos, desde que “privilegiem as vacinações agendadas”. Admitindo ainda que a Casa Aberta para maiores de 65 deverá ser generalizada a partir da próxima semana.
No Facebook, a Câmara da Maia informa que “o Centro de Vacinação de Gemunde abrirá, excecionalmente, nos próximos sábados dias 20, 27, 4, 11 e 18 e domingos dias 21, 28, 5, 12 e 19 de novembro, incluindo nos feriados de 1 e 8 dezembro, para vacinar com a terceira dose contra a Covid-19 e contra a gripe os maiatos maiores de 65 anos, sem necessidade de agendamento prévio”. Nos seguintes horários: em modalidade Casa Aberta das 9 às 17 horas e em regime marcação das 8 às 9 horas e das 17 às 20 horas.
Desde terça-feira, recorde-se, a Casa Aberta está disponível para os maiores de 75 anos, tendo a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, em entrevista à Rádio Renascença, admitido a possibilidade de alargar aquela modalidade para os maiores de 65 anos. Na medida em que, explicava, “neste momento” há vacinas suficientes para o fazer.