Centro empresarial em Matosinhos vai nascer em antiga fábrica de leite

Centro empresarial em Matosinhos vai nascer em antiga fábrica de leite

14/01/2022 0 Por Angelo Manuel Monteiro
Partilhar:

Há um “gigante adormecido” em Matosinhos, Porto, que deverá ser reabilitado em breve. Trata-se da antiga fábrica da Lactogal, construída em 1967, que vai ser transformada num novo centro empresarial pela mão do Castro Group. Este novo polo já tem um nome – SPARK-Smart Park Matosinhos – e vai ser assinado pelo gabinete Paulo Merlini Architects. A ideia é que este edifício de escritórios seja inteligente, voltado para as pessoas que o ocupam e conectado com a natureza.

Manter a história do edifício não perdendo de vista as tendências e necessidades atuais no mundo dos escritórios em tempos de pandemia. Foi tendo em conta estas duas premissas que Paulo Merlini desenhou este projeto, que saiu vencedor num concurso que contou com a participação de 6 gabinetes de arquitetura nacionais. A proposta de intervenção vencedora privilegiou “a reabilitação do existente e onde a construção nova surge enquadrada de forma harmoniosa”, sublinhou Paulo Castro, CEO do Castro Group, citado em comunicado enviado às redações.

“Desde a primeira visita ao edifício tornou-se imediatamente claro para nós que qualquer intervenção deveria manter e idealmente potenciar a energia da edificação pré-existente, deste que já foi um símbolo da região”, começa por contar Paulo Merlini, CEO e Founding Member do gabinete de arquitetura vencedor. “Ainda que uma das diretrizes do concurso fosse a ampliação da área de construção para o dobro da original, procurámos que a nossa intervenção fosse o menos invasiva possível, dando destaque a este gigante adormecido”, refere ainda.

Foi desta forma que o gabinete desenvolveu o projeto deste novo centro empresarial de Matosinhos, que terá uma área total de cerca de 18.000 metros quadrados.