Centros de testagem à Covid-19 no Porto abrem amanhã

Centros de testagem à Covid-19 no Porto abrem amanhã

06/12/2021 0 Por admin
Partilhar:

A cidade do Porto passa a dispor, nesta terça-feira, de vários locais para realização de testes à Covid-19, estabelecidos de forma a estarem próximas de locais como bares, restaurantes, cafés, comércio, discotecas, atividades culturais e desportivas.

A medida já tinha sido anunciada pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, no dia em que se acenderem as iluminações de Natal nas ruas da cidade: o município vai disponibilizar, de forma gratuita, um total de 100 mil testes antigénio para deteção da Covid-19, no sentido de garantir que a quadra natalícia é vivida em segurança e, ao mesmo tempo, contribuir para que a atividade económica se mantenha em alta.

Levada a votos na reunião de Executivo desta segunda-feira, a proposta mereceu a aprovação unânime dos vereadores municipais. Assim, em articulação com operadores do sector, a Câmara do Porto poderá colocar em funcionamento imediato os primeiros seis centros de testagem à Covid-19. Nos próximos dias serão agilizadas novas localizações.

“Os 100 mil testes correspondem ao nosso cálculo da procura que irá haver até ao fim do ano, em função das atividades previstas. Falámos com as associações de comerciantes e de restaurantes e bares da Movida, que concordaram que esta medida é premente. Temos de ser solidários com o tecido económico”, sublinhou Rui Moreira, revelando que falou com a ministra da Saúde antes de começar a trabalhar neste assunto. “Ela achou esta medida excelente, porque reduz a pressão nos serviços, mas também por causa da população flutuante. Há outras cidades que também o estão a fazer”, notou o autarca.

Na sequência da aprovação pelo Executivo, a entrada em funcionamento será imediata, acrescentou o presidente da Câmara do Porto: “Amanhã, em alguns locais, já estaremos a operar. É importante, porque é véspera de feriado: para as atividades noturnas, mas também porque há o jogo da Liga dos Campeões, entre o FC Porto e o Atlético de Madrid, e já há muitos espanhóis na cidade. E não há capacidade instalada nas farmácias. Estamos a fazer o que nos parece melhor, tendo ouvido o sector.”

Aprovada por unanimidade, a proposta prevê um investimento municipal na ordem do milhão de euros, correspondente ao valor de 10 euros por teste, num total de 100 mil testes. Os centros de testagem abertos no contexto desta proposta estarão em funcionamento até 31 de dezembro.

Centros de testagem a operar a partir de terça-feira (7 de dezembro)

POC Medical Care

Ribeira – Rua do Infante D. Henrique, 85

Clérigos – Rua das Carmelitas, 162

Flores – Rua das Flores, 332

Horários: domingo a quarta-feira, das 9 às 13 horas e das 14 às 20h horas; quinta-feira a sábado das 9 às 13 horas e das 14 às 22horas.

Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa

Praça de Parada Leitão – horário das 12 às 02 horas;

Trindade – Laboratório da Trindade – Edifício Domus – horário das 7,30 às 24 horas;

Praça de D. João I (tenda) – horário das 10 às 24 horas.

Além destes centros de testagem haverá outros a abrir na cidade do Porto, durante os próximos dias.