(Texto de Daniel PInho)
O ciclo de concertos “Promenade”, que visa à descoberta da música clássica, começa já este próximo domingo (19), e tem quatro concertos planeados até maio. Cesário Costa, maestro e diretor artístico do “Promenade”, relembra que a câmara do Porto distribui bilhetes pelas escolas e outras instituições da cidade, de modo a atingir um publico mais amplo.
A obra central escolhida para o concerto de abertura “Quadros de uma Exposição” de Mussorgsky, num modelo de concerto para toda a família. De forma a criar uma maior proximidade com os espectadores, o concerto inclui além de comentário, a apresentação das obras, dos intérpretes e uma componente visual, neste concerto será apresentado o quadro que serviu de inspiração para Modest Mussorgsky escrever a obra.
“Quadros de uma Exposição” será apresentado na versão orquestral, interpretada pela Orquestra Clássica de Espinho e dirigida pelo maestro Pedro Neves, com comentário de Susana Henriques, ex-diretora artística da Piccola Orquestra Metropolitana.
O segundo deste ciclo de concertos, que vai ter lugar a 19 de março, é centrado pela peça “O Carnaval dos Animais” de Saint-Saëns, pelo Ensemble Instrumental e os dois pianos de Luís Duarte e Lígia Madeira , com a direção de Cesário Costa.
Dirigido por Miguel Jalôto, a 29 de abril, o Ludovice Ensemble interpreta “As Quatro Estações”, de Vivaldi, com solo da violinista Alfia Bakieva.
No ultimo dos concertos programados, a 21 de maio, a Orquestra Sinfónica ARTAVE, sob a direção de Cesário Costa interpreta “A minha mãe ganso”, de Maurice Ravel. À exceção do primeiro, o ciclo de concerto será comentado pelo musicólogo Jorge Castro Ribeiro.