Chuva fraca ainda mais forte, agitação Marítima e descida significativa da temperatura marca esta quinta-feira o nosso país
Chuva fraca ainda mais forte, agitação Marítima e descida significativa da temperatura marca esta quinta-feira o nosso país

Chuva fraca ainda mais forte, agitação Marítima e descida significativa da temperatura marca esta quinta-feira o nosso país

Partilhar:

Quinta-feira, 3 de agosto, será um dia marcado por uma frescura invulgar no nosso país. A presença de ar polar e a nortada acentuarão a sensação térmica de tempo fresco em Portugal.

A previsão do tempo para quinta-feira, 3 de agosto, aponta para, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até ao início da manhã. Vento fraco a moderado (até 30 km/h) de norte/noroeste, soprando
moderado a forte (até 45 km/h) no litoral oeste e nas terras altas, com rajadas até 70-75 km/h, em especial a partir da tarde. Pequena descida de temperatura.

O ar polar (ou massa de ar frio pós-frontal) já estará mais instalado na nossa latitude, produzindo uma evidente anomalia térmica negativa. As temperaturas mínimas vão fixar-se entre os 11 ºC e os 18 ºC de um modo geral – exceção de Faro – e as máximas entre 21 ºC e 28 ºC, valores bem abaixo da média para um mês de verão, como é agosto. As únicas exceções serão a faixa de território correspondente à Beira Baixa, Alentejo e Algarve onde as respectivas capitais de distrito superararão ligeiramente os 30 ºC de temperatura máxima.

Além da descida das temperaturas, prevê-se uma provável intensificação da nortada. O Aviso Amarelo por risco moderado de vento já está ativo para esta quinta, 3 de agosto, no distrito de Lisboa, entre as 12:00 e as 21:00. O vento soprará de Noroeste, por vezes forte, com rajadas até 70-75 km/h, não só no distrito de Lisboa, mas também nas terras altas sobretudo durante a tarde de quinta (3).

Como se isto tudo não fosse suficiente, há ainda a destacar a previsão do aumento da agitação marítima na costa ocidental portuguesa. Estão previstas ondas de NO com altura significativa entre 1 a 2 metros, aumentando para 2 a 3 metros a partir do final da tarde desta quarta-feira (2), que se manterá durante a quinta-feira (3).

Este episódio do tempo será efémero, pois a partir de sexta (4) prevê-se subida das temperaturas, com o calor de verão a voltar a afirmar-se lenta e gradualmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *