Ciclista Olímpico Tiago Ferreira Alcança Marca para Recorde Mundial em BTT em Oliveira de Azeméis
Ciclista Olímpico Tiago Ferreira Alcança Marca para Recorde Mundial em BTT em Oliveira de Azeméis

Ciclista Olímpico Tiago Ferreira Alcança Marca para Recorde Mundial em BTT em Oliveira de Azeméis

Partilhar:

O ciclista olímpico português Tiago Ferreira, de 35 anos, atingiu uma marca impressionante que poderá valer-lhe um recorde mundial. Em 24 horas, Tiago cumpriu a distância de 581,23 quilómetros em BTT, num percurso que teve início em Oliveira de Azeméis.

O atleta partiu esta quarta-feira às 07h, junto ao Edifício da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, com destino a Sagres. A prova, realizada maioritariamente em terra e pelo interior do país, teve uma média de 29 km/h e passou por várias localidades, incluindo Albergaria-a-Velha, Condeixa, Ansião, Fátima, Santarém, Azambuja, Vila Franca de Xira, Entroncamento e Santiago do Cacém. A tentativa de recorde foi acompanhada por comissários da ‘Official World Record Association’ (OWR), que agora tratarão de confirmar o feito.

O mau tempo foi o maior desafio para Tiago Ferreira, com temperaturas variando entre os 12 e os 25 graus Celsius e enfrentando chuva forte durante cerca de uma hora e meia. “Este é, sem dúvida, mais um sonho que consegui concretizar! O desafio acabou por se revelar muito mais duro do que o previsto, sobretudo devido à tempestade que enfrentei a meio do percurso – com chuva, frio e muita lama – algo que não esperava encontrar nesta altura do ano”, referiu o atleta no final da prova.

Tiago Ferreira, detentor de nove títulos de campeão nacional de BTT, dois títulos de campeão europeu, um de campeão mundial e vários triunfos internacionais, já tinha conseguido, em setembro de 2020, o recorde mundial da maior ascensão vertical em BTT cumprida em 24 horas.

Após alcançar mais este recorde mundial, Tiago deixou um desafio aos restantes atletas: “Estou certo de que a partir de hoje outros me irão seguir e procurar superar a minha marca. É importante destacar que usei uma bicicleta de série perfeitamente acessível”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *