Ciclistas protestam no Porto por mais segurança nas estradas

Ciclistas protestam no Porto por mais segurança nas estradas

19/01/2025 0 Por Angelo Manuel Monteiro

Cerca de 50 pessoas pedalaram este domingo pelo Porto para alertar para os perigos que enfrentam diariamente ao utilizar a bicicleta como meio de transporte. A manifestação, que partiu do Jardim Infante D. Henrique rumo ao Largo do Molhe, destacou a falta de sensibilidade dos automobilistas e a necessidade de mais segurança nas estradas.

João Araújo, um dos participantes, sublinhou a importância de uma maior formação sobre distâncias de segurança e de respeitar os limites de velocidade. Para ele, as infraestruturas não são adequadas para pedestres e ciclistas, que não se sentem seguros.

António Gonçalves, da A’Mar Pedalar, defendeu a criação de ciclovias protegidas, sinalização eficaz e a redução da velocidade nas cidades. Vera Diogo, da MUBI, criticou a falta de sensibilidade dos políticos para com os ciclistas e pedestres, especialmente os mais vulneráveis.

Este protesto surge após a morte de quatro ciclistas em acidentes rodoviários no último mês, reforçando a urgência de ações concretas para melhorar a segurança no trânsito.

Foto: MUBI