Ciclo “Jazz na Real Vinícola”. Concerto da Orquestra Jazz de Matosinhos homenageia compositores portugueses

Ciclo “Jazz na Real Vinícola”. Concerto da Orquestra Jazz de Matosinhos homenageia compositores portugueses

21/06/2021 0 Por admin
Partilhar:

O espetáculo “Viagem ao Jazz Português: Compositores” marcou este domingo o início do ciclo “Jazz na Real Vinícola”, promovido pela Câmara Municipal de Matosinhos e pela Orquestra Jazz de Matosinhos.

Ao longo dos meses de junho e julho, haverá espetáculos gratuitos para a população, no interior ou exterior da Real Vinícola, mediante a lotação do espaço, e cumprindo todas as regras da Direção Geral de Saúde, no âmbito do combate à pandemia por COVID-19. Os concertos são programados e concebidos pela Orquestra Jazz de Matosinhos e contam com a presença de alguns artistas convidados.

No espetáculo de ontem, onde estive presente o Vice-presidente da autarquia e vereador da Cultura, Fernando Rocha, a Orquestra Jazz de Matosinhos apresentou temas da autoria de Bernardo Sassetti, Paulo Perfeito, Paulo Gomes, Daniel Bernardes, António Torres, Pedro Moreira, Marco Barroso e Nelson Cascais.

Devido às condições atmosféricas, o concerto realizou-se na Tanoaria (espaço interior na Real Vinícola).O ciclo “Jazz na Real Vinícola” prossegue no dia 26, pelas 22h00, com o reencontro da Orquestra Jazz e de Manel Cruz. Com lotação já esgotada, este espetáculo revisita temas dos Ornatos Violeta, Foge Foge Bandido e Supernada, com novos arranjos, mas também um standard do Jazz reinventado: “Off Minor – Conversas do Meu Corpo”, música de Thelonious Monk, com letra de Manel Cruz e arranjo de Carlos Azevedo.

No dia seguinte, 27 de junho, pelas 18h00, o reencontro será com Mário Laginha, um dos mais notáveis pianistas e compositores portugueses. No dia 3 de julho, pelas 18h00, o último concerto do ciclo “Jazz na Real Vinícola” será dedicada ao álbum “Jazz in the Space Age”, o disco seminal e histórico de George Russell, editado pela Decca em 1960, e que nunca foi tocado ao vivo, além do momento da sua gravação.