A Cimeira Social arranca esta sexta-feira, dia 7 de maio, no Porto com a presença praticamente certa de 24 dos 27 chefes de Estado e de Governo da União Europeia, reunidos para definir a agenda social da Europa para a próxima década. Ou seja, o principal objetivo de Cimeira é reforçar o compromisso dos Estados-Membros, das instituições europeias, dos parceiros sociais e da sociedade civil com a implementação do Plano de Ação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais.
Este é o ponto alto da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia. Será dos poucos eventos presenciais da presidência portuguesa e estará devidamente adaptado às regras de segurança em tempo de pandemia.
A Cimeira que se realiza até sábado dia 8, está divida em duas partes: a Conferência de Alto Nível e a Reunião Informal de Chefes de Estado e de Governo. A Conferência de Alto Nível está marcada para 7 de maio, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. A Reunião Informal de Chefes de Estado e de Governo será dia 8 de maio e terá lugar nos jardins do Palácio de Cristal.
De acordo com o programa, a Conferência de Alto Nível terá duas sessões plenárias – a abertura e o encerramento – e três sessões de trabalho paralelas sobre: 1) trabalho e emprego; 2) qualificações e inovação; 3) bem-estar e proteção social.
A Reunião Informal de Chefes de Estado e de Governo será presidida pelo presidente do Conselho Europeu e vai levar em conta os contributos que saíram da Conferência de Alto Nível da véspera. Os líderes da União Europeia irão discutir formas de dar impulso político ao fortalecimento do Pilar Social Europeu.
Um ponto de destaque durante este Reunião Informal é que será feita uma videoconferência com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, numa altura em que este país está a enfrentar grandes dificuldades com a Covid-19.
Nesta reunião, a União Europeia expressará a sua solidariedade para com a Índia na luta contra a pandemia, mas também serão debatidas questões relacionadas com a proteção ambiental e as alterações climáticas, bem como questões externas e de segurança, entre outros assuntos.
A Rádio Metropolitana Porto, em antena, no site e nas redes sociais, vai acompanhar de perto os trabalhos da Cimeira Social. Pode também acompanhar através do site oficial da Presidência Portuguesa da União Europeia, bem como nas suas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e Youtube).
Foto: Estela Silva/Lusa