Escrito por Afonso Sousa
De 19 de julho a 13 de agosto, o Batalha Centro de Cinema exibirá “No Interior”, um filme do aclamado artista, cineasta e músico de Glasgow, Luke Fowler. A obra tem como foco as celebrações de São João e foi desenvolvida a convite do Batalha durante uma residência artística no Porto.
Filmada entre as 19 horas do dia 23 de junho e as 6 horas de 24 de junho, esta curta-metragem faz parte do ciclo de cinema intitulado “Oásis”, com curadoria de Dario Oliveira e Garbiñe Ortega.
Luke Fowler possui uma abordagem artística que é simultaneamente individual e colaborativa, poética e política, arquivística e profundamente humana, como referiu María Palacios Cruz. A sua obra explora os limites e convenções do cinema biográfico e documental, com um enfoque especial em histórias de comunidades marginalizadas e pensadores da contracultura. Seus primeiros filmes se concentravam em músicos e música, mas em trabalhos mais recentes, o próprio som se tornou uma preocupação central.
O artista recebeu o primeiro Prémio Jarman em 2008 e, no ano seguinte, realizou sua primeira grande exposição no Reino Unido nas Serpentine Galleries. Em 2012, foi indicado para o Prémio Turner.
“No Interior” será exibido de forma contínua e com entrada gratuita na Sala 2, das 14h às 19h.
Foto: DR