O Circular Festival de Artes Performativas comemora, em 2024, a sua 20.ª edição, um marco simbólico assinalado por um vasto programa multidisciplinar e celebrativo. De 19 a 29 de setembro, cerca de 20 eventos, incluindo espetáculos, performances, workshops, conversas, concertos e exposições, irão decorrer em Vila do Conde, reunindo vozes nacionais e internacionais e promovendo espaços de encontro, partilha e reflexão.
Entre os destaques do festival estão propostas inovadoras, como “passeios pedonais em zonas de barcos sem terra e em espaços sem chão”, dança contemporânea que cruza o clubbing com as danças tradicionais, e performances que abordam temas como a viagem no tempo e a revisitação da história. O festival também inclui fotografias, poemas cinematográficos, ações educativas e música, que ecoará em diversos cenários, desde salas de espetáculo até cafés e ruas.
A abertura do festival será marcada pela remontagem de Holofáutico, de Daniel Moreira e Rita Castro Neves, que terá lugar nos Estaleiros Navais (19 e 20 de setembro, 20h00). Esta obra é um percurso performativo num espaço de barcos em terra, refletindo a experiência dos artistas com as histórias e técnicas da construção naval, um elemento identitário de Vila do Conde.
Com um programa especial e diversificado, a 20.ª edição do Circular Festival promete proporcionar uma experiência artística única e envolvente.
Foto: Festival Circular