(Texto de Mariana Carrilho)
Os membros da comunidade de Leça da Palmeira expressaram, através de uma petição, a insegurança que se sente na freguesia devido ao aumento significativo de assaltos e crimes violentos.
Na petição publicada, é solicitada a construção de uma esquadra, assim como a disponibilização de carros de patrulha, de forma a assegurar uma resposta preventiva e imediata a ações criminosas.
Segundo o Comando Metropolitano do Porto da PSP, “tem vindo a ser feito um esforço na adoção de medidas de caráter preventivo de segurança junto da referida zona”.
Contudo, a Câmara de Matosinhos referiu que o assunto de Leça da Palmeira terá sido discutido no último Conselho Municipal de Segurança, no qual a PSP considerou o caso como “uma situação isolada e muito concentrada numa pequena zona territorial”.
Relativamente à construção de uma esquadra, a Autarquia afirmou que “a recuperação da instalação móvel (que a PSP decidiu por falta de meio encerrar) de outro tipo não está prevista para Leça da Palmeira”.
Acrescentou ainda que “a videovigilância é um assunto que está em cima da mesa, mas não depende apenas do Município, tendo de ser autorizada pela PSP, que detém a competência exclusiva nesta área para autorizar”.
Foto: DR