Comitiva vietnamita de Ho Chi Minh visita obras emblemáticas da cidade do Porto
Comitiva vietnamita de Ho Chi Minh visita obras emblemáticas da cidade do Porto

Comitiva vietnamita de Ho Chi Minh visita obras emblemáticas da cidade do Porto

Partilhar:

Uma delegação de Ho Chi Minh (Vietname), chefiada pelo seu vice-presidente, Duong Anh Duc, encontra-se na cidade para participar no “Vietnam Ho Chi Minh City Festival in Porto”, que decorre, a partir desta sexta-feira e durante o fim de semana, no Centro de Congressos da Alfândega. Esta quinta-feira, a delegação foi recebida, nos Paços do Concelho, pelo presidente da Câmara, Rui Moreira, a que se seguiu uma visita a obras emblemáticas da cidade: Mercado do Bolhão e antigo Matadouro, com passagem também pela Rua das Flores.

Na Câmara, e após uma breve troca de impressões entre os dois autarcas, foi assinado um memorando de entendimento e de cooperação entre as duas cidades. Assim, para o período de 2023/2025, Porto e Ho Chi Minh estabelecem como prioridade o contacto entre ambas as partes, nos mais diversos setores (desportivo, cultural, económico, social e urbanístico).

“É com grande expectativa que abraçamos a assinatura do memorando de entendimento”, assinalou o presidente da Câmara, acrescentando: “Portugal e o Vietname estão ligados por sólidos laços históricos, culturais e afetivos, que nos antecedem há meio século. Mas também, por outro lado, existe, em particular entre o Porto e Ho Chi Minh, uma vontade comum de explorar o notável potencial de cooperação e comércio bilateral entre as duas cidades”.

Rui Moreira, que esteve acompanhado, na cerimónia, por alguns vereadores do Executivo e pelo presidente da Assembleia Municipal, destacou o significado deste acordo, que permitirá, disse, “estabelecer parcerias económicas frutuosas para ambas as partes e promoverá outras sinergias, nomeadamente ao nível do turismo ou da reabilitação urbana”.

“Neste sentido, teremos oportunidade de visitar o renovado Mercado do Bolhão e as obras em curso no antigo Matadouro, dois dos mais relevantes exemplos do significativo esforço que o Município tem feito nos últimos anos no domínio da reabilitação urbana”, adiantou.

“O Porto pode tornar-se um importante intermediário na dinamização das relações, de longa data, entre Portugal e o Vietname. Espero que a assinatura deste memorando contribua, em última análise, para estreitar os laços entre os dois países”, concluiu.

O vice-presidente da cidade de Ho Chi Minh congratulou-se também com a assinatura do memorando de entendimento entre as duas cidades, “esperando que, agora, se desenvolvam encontros bilaterais regulares”. “Estamos interessados em desenvolver uma ligação mais próxima com o Porto, em áreas tão diversas como a economia, turismo, inovação e a reabilitação urbana”, sublinhou Duong Anh Duc.

Nesta última área, a delegação vietnamita (composta por políticos, agentes de negócios, artistas, entre outros) pôde ver o trabalho desenvolvido pela autarquia na reabilitação do Mercado do Bolhão (tendo, curiosamente, ali encontrado um casal conterrâneo, que explora uma banca de produtos tipicamente originários do seu país) e as obras que decorrem, atualmente, no antigo Matadouro Municipal.

Foto: Miguel Nogueira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *