Uma delegação de Ho Chi Minh (Vietname), chefiada pelo seu vice-presidente, Duong Anh Duc, encontra-se na cidade para participar no “Vietnam Ho Chi Minh City Festival in Porto”, que decorre, a partir desta sexta-feira e durante o fim de semana, no Centro de Congressos da Alfândega. Esta quinta-feira, a delegação foi recebida, nos Paços do Concelho, pelo presidente da Câmara, Rui Moreira, a que se seguiu uma visita a obras emblemáticas da cidade: Mercado do Bolhão e antigo Matadouro, com passagem também pela Rua das Flores.
Na Câmara, e após uma breve troca de impressões entre os dois autarcas, foi assinado um memorando de entendimento e de cooperação entre as duas cidades. Assim, para o período de 2023/2025, Porto e Ho Chi Minh estabelecem como prioridade o contacto entre ambas as partes, nos mais diversos setores (desportivo, cultural, económico, social e urbanístico).
“É com grande expectativa que abraçamos a assinatura do memorando de entendimento”, assinalou o presidente da Câmara, acrescentando: “Portugal e o Vietname estão ligados por sólidos laços históricos, culturais e afetivos, que nos antecedem há meio século. Mas também, por outro lado, existe, em particular entre o Porto e Ho Chi Minh, uma vontade comum de explorar o notável potencial de cooperação e comércio bilateral entre as duas cidades”.
Rui Moreira, que esteve acompanhado, na cerimónia, por alguns vereadores do Executivo e pelo presidente da Assembleia Municipal, destacou o significado deste acordo, que permitirá, disse, “estabelecer parcerias económicas frutuosas para ambas as partes e promoverá outras sinergias, nomeadamente ao nível do turismo ou da reabilitação urbana”.
“Neste sentido, teremos oportunidade de visitar o renovado Mercado do Bolhão e as obras em curso no antigo Matadouro, dois dos mais relevantes exemplos do significativo esforço que o Município tem feito nos últimos anos no domínio da reabilitação urbana”, adiantou.
“O Porto pode tornar-se um importante intermediário na dinamização das relações, de longa data, entre Portugal e o Vietname. Espero que a assinatura deste memorando contribua, em última análise, para estreitar os laços entre os dois países”, concluiu.
O vice-presidente da cidade de Ho Chi Minh congratulou-se também com a assinatura do memorando de entendimento entre as duas cidades, “esperando que, agora, se desenvolvam encontros bilaterais regulares”. “Estamos interessados em desenvolver uma ligação mais próxima com o Porto, em áreas tão diversas como a economia, turismo, inovação e a reabilitação urbana”, sublinhou Duong Anh Duc.
Nesta última área, a delegação vietnamita (composta por políticos, agentes de negócios, artistas, entre outros) pôde ver o trabalho desenvolvido pela autarquia na reabilitação do Mercado do Bolhão (tendo, curiosamente, ali encontrado um casal conterrâneo, que explora uma banca de produtos tipicamente originários do seu país) e as obras que decorrem, atualmente, no antigo Matadouro Municipal.
Foto: Miguel Nogueira