Companhias de Teatro do Porto preparam regresso aos palcos

Companhias de Teatro do Porto preparam regresso aos palcos

26/03/2021 0 Por admin
Partilhar:

As companhias de teatro do Porto ouvidas pela Lusa preparam a reabertura de teatros, prevista para 19 de abril, entre o regozijo e uma reflexão sobre a adaptação e mudança que o último ano trouxe.

As salas de espetáculos deverão poder reabrir a partir de 19 de abril, segundo o ‘plano de desconfinamento’, sujeito a reavaliações quinzenais, tendo de encerrar às 22:00 durante a semana e às 13:00, aos fins de semana, além de voltar a ser possível realizar eventos no exterior.

“Acaba por ser um motivo de grande alegria, porque estamos em grande constrangimento há muito tempo”, diz à Lusa Isabel Barros, diretora do Teatro e do Museu de Marionetas do Porto.

O museu abrirá de ‘cara lavada’, com exposição renovada e várias atividades, e a companhia segue ativa, a trabalhar para apresentar, no Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI), a coprodução com o Teatro do Ferro “Maiakovski — O Regresso do Futuro”.

“Talvez mais do que nunca, é importante este sentido de trabalhar nessa cumplicidade uns com os outros, de unir forças, até de estimular. Não é por acaso”, comenta.

O FITEI, de resto, assume um papel de destaque no regresso aos palcos no Porto, e está marcado, depois de não ter decorrido em 2020, para 28 de abril e 16 de maio, com várias companhias da cidade a apresentarem novas criações na programação, que será conhecida em breve.

O diretor, Gonçalo Amorim, explica à Lusa que a programação estará dividida numa “edição mista”, com espetáculos nacionais em formato presencial e os internacionais via uma nova plataforma ‘online’, sem a presença de programadores internacionais na cidade e uma mentalização de que “o FITEI é para acontecer”, seja como for.

O Teatro Experimental do Porto (TEP), por seu lado, apresentará no festival “O Dia da Matança na História de Hamlet”, de Bernard-Marie Koltès, por via telemática, e tem sido afetado sobretudo na coprodução com a companhia chilena Teatro La Maria.”Estreito/Estrecho”, a partir da viagem de Fernão de Magalhães, é uma peça em coprodução, que já deu origem a um filme, que será exibido no canal 180 a partir de sábado, para assinalar o Dia Mundial do Teatro, e tem estreia marcada para novembro em palco.