O município de Gondomar aderiu a um novo atendimento para a comunidade surda, o Serviin, uma plataforma de vídeo-interpretação, disponível no Portal do Cidadão Surdo.
Desta forma, esta iniciativa tem como objetivo possibilitar “os cidadãos do conselho a entrar em contacto com os serviços municipais para esclarecer as suas questões através de um intérprete à distância”, disponível para smartphones e tablets.
“Após o contacto, será estabelecida conexão com o serviço e o interprete fará a intermediação da comunicação entre as duas partes”, explica o município de Gondomar em nota de imprensa.
O serviço estará disponível todos os dias, entre as 09h00 e as 17h30. Para além disso, o município vai disponibilizar notícias e eventos que poderão ser relevantes junto da comunidade surda.
O município de Gondomar tem vindo “a adotar medidas para se tornar mais inclusivo, pretende ajudar a quebrar as barreiras comunicacionais entre a comunidade surda e a comunidade ouvinte, promovendo a independência dos munícipes surdos, a igualdade de acessos e a sua autonomia no contexto do contacto com o poder local”.