Concerto da Banda Sinfónica de Jovens no cenário idílico da Quinta do Castelo de Santa Maria da Feira
Concerto da Banda Sinfónica de Jovens no cenário idílico da Quinta do Castelo de Santa Maria da Feira

Concerto da Banda Sinfónica de Jovens no cenário idílico da Quinta do Castelo de Santa Maria da Feira

Partilhar:

É no cenário idílico da Quinta do Castelo, em Santa Maria da Feira, que a Banda Sinfónica de Jovens do concelho protagoniza, dia 25 de junho, às 21h30, o concerto de encerramento da 2ª edição da Academia de Verão, apresentando um repertório em torno da natureza e do clima. O espetáculo tem entrada livre.

Dirigida pelos alunos de master classe de direção de banda, sob a direção do maestro convidado Fernando Marinho, a Banda Sinfónica de Jovens vai apresentar-se em palco com 65 músicos da formação, aliando as componentes performativa e pedagógica.

“Este será um concerto especial por se tratar de um local magnífico, onde poderemos desfrutar de excelente música com uma envolvência natural deslumbrante e pelo facto do concerto ser dirigido por vários maestros com um repertório variado e pensado para o momento, explorando todas as valências que uma banda sinfónica nos pode oferecer”, adianta Paulo Martins, maestro titular da Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira.

Sobre o repertório do concerto, Paulo Martins destaca o modernismo de John Makey; a complexidade e brilhantismo do “Divertimento” do compositor suíço Oliver Waespi; a homenagem ao compositor Serge Lancen através de um dos hinos mais melodiosos escritos para banda; a emblemática obra “Pinheiros de Roma”, de Ottorino Respighi; e o momento de encerramento com a música portuguesa de Nelson Jesus, um dos jovens compositores mais promissores da atualidade, com a sua “Sinfonietta Galaica”.

Este concerto marca o encerramento da 2ª Academia de Verão, promovida pela Associação Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira, que possibilita aos formandos a frequência em master classes de instrumento, ministradas por diferentes professores de referência nacional e internacional, parte deles naturais do concelho de Santa Maria da Feira.

Esta edição da Academia vai realizar-se de 22 a 25 de junho e conta com as master classes realizadas pelos professores convidados Vítor Fernandes (clarinete), Dário Ribeiro (trompa), Manuel Luís Azevedo (Trompete), Álvaro Cortez (percussão) e Fernando Marinho (direção de banda

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *