A Infraestruturas de Portugal (IP) adiantou esta quarta-feira ao JN que os trabalhos na Ponte D. Luis I não ficarão concluídos até dia 31 de março, tal como estava previsto. Os últimos pormenores da obra deverão prolongar-se durante a próxima semana, não se sabendo ao certo de quando a travessia será aberta ao trânsito.
Há duas semanas os últimos trabalhos estavam a decorrer do lado de Gaia, uma vez que “toda a parte da zona norte, no Porto” já estava pronta. “Estamos a terminar lá os trabalhos de reforços, temos ainda a laje de transição executada, a instalação do oleodinâmico, e estamos a terminar com as pinturas”, esclarecia Joana Moita, engenheira responsável pela fiscalização da empreitada, a cargo da IP.
Recorde-se que a empreitada deste marco histórico da cidade do Porto teve início em outubro de 2021. O custo total da reabilitação da Ponte é de 4,2 milhões de euros, ao contrário dos 3,3 milhões previstos, devido às intervenções “extra” necessárias e à “crise das matérias-primas, ligada à guerra na Ucrânia”.