Concurso de nova ponte que vai ligar Porto e Gaia será lançado esta sexta-feira

Concurso de nova ponte que vai ligar Porto e Gaia será lançado esta sexta-feira

20/04/2021 0 Por admin
Partilhar:

A obra da nova ponte rodoviária sobre o Douro custará 21 milhões de euros, oito dos quais em acessos, e o projeto de conceção e construção será lançado “muito em breve”, disse o autarca de Vila Nova de Gaia.

A Rádio Metropolitana Porto sabe que o concurso será lançado esta sexta-feira. Em declarações aos jornalistas, no final da reunião camarária que decorreu esta tarde, Eduardo Vítor Rodrigues esclareceu que a ponte, enquanto obra de arte, custará cerca de 13 milhões de euros, mais um milhão face ao inicialmente anunciado, enquanto a Gaia os acessos custarão cinco milhões e ao Porto três.

“É mais um milhão por causa da cota. A APA [Agência Portuguesa do Ambiente] insistiu na questão do leito de cheia (…). O concurso é lançado muito em breve”, revelou o autarca.

Já antes, no período de discussão da reunião e perante perguntas dos vereadores do PSD, Eduardo Vítor Rodrigues referiu que a criação de um agrupamento de entidades adjudicantes que junta a Câmara de Gaia e a do Porto, está representada pela empresa municipal que representa GO Porto – Gestão e Obras do Porto, “salvaguarda em princípio as condições para, num prazo relativamente, o lançamento do concurso ser uma realidade”.