
Condições adversas no mar levam ao encerramento das barras dos portos da Póvoa de Varzim e Vila do Conde
24/02/2025As Capitanias dos Portos da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde anunciaram o encerramento das barras devido ao agravamento do estado do mar.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a região está sob aviso amarelo esta segunda-feira, dia 24, prolongando-se até às 3h da madrugada de terça-feira, dia 25.
O distrito do Porto, que inclui a Póvoa de Varzim e Vila do Conde, encontra-se em alerta devido à previsão de ondas de noroeste com alturas entre 4 e 5 metros.
Face a estas condições adversas, a Autoridade Marítima alerta os profissionais da pesca e os praticantes de náutica de recreio para a necessidade de regressarem ao porto de abrigo mais próximo e adotarem todas as precauções recomendadas pelas capitanias, evitando sair para o mar até que a situação melhore.
À população em geral, sobretudo a quem frequenta as zonas costeiras do litoral oeste, recomenda-se que evite caminhadas junto à orla marítima e nas praias, bem como qualquer atividade recreativa em áreas expostas à forte agitação das águas. A adoção de uma atitude preventiva é essencial para evitar riscos desnecessários.
Especial atenção é dirigida aos pescadores lúdicos que praticam pesca à cana, aconselhando-se extrema prudência. Deve evitar-se pescar em falésias, arribas, quebra-mares ou zonas rochosas expostas à rebentação, uma vez que, em condições meteorológicas adversas, o mar pode facilmente atingir áreas que aparentam ser seguras.
Notícia desenvolvida por Mariana Mesquita
Foto C.M. Póvoa de Varzim