Construção de novo Lar em Paredes vai dar resposta a 96 utentes na freguesia de Sobreira
Construção de novo Lar em Paredes vai dar resposta a 96 utentes na freguesia de Sobreira

Construção de novo Lar em Paredes vai dar resposta a 96 utentes na freguesia de Sobreira

Partilhar:

Decorreu na tarde de quinta-feira, 12 de outubro, a cerimónia de lançamento da primeira pedra da obra de construção e assinatura do auto de consignação da Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas (ERPI) e Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) da APDIS – Associação para o Desenvolvimento Integral de Sobreira.

O novo equipamento social terá capacidade para acolher 96 utentes e representa um investimento superior a 3.542.000,00 euros, financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, no valor de 3.324.000,00 euros, com o investimento do município de Paredes da comparticipação nacional do valor da obra que será realizada ao longo de 24 meses.

A nova estrutura, da APDIS, vai alojar 36 utentes em Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas (ERPI) e 60 em Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI). “Há oito anos que vimos a sonhar com este dia. O objetivo é dar atenção à população mais vulnerável e necessitada, desde as crianças aos mais idosos. Estamos gratos por toda a colaboração, que contribuiu para o fortalecimento deste projeto”, frisou o presidente da APDIS, Arnaldo Barros.

Uma satisfação partilhada pelo presidente da Junta de Freguesia de Sobreira, João Gonçalves, que destacou “um dia especial. Estamos a realizar um sonho e a projetar um local para aqueles que precisam dele. É uma viragem para a parte social, que nunca deve ser descurada. Sinto me feliz por estar num ato com esta importância. Que se concretize o mais rápido possível”, afirmou o autarca.

Por sua vez, Alexandre Almeida, presidente da Câmara Municipal de Paredes, referiu que a autarquia decidiu apoiar uma obra numa freguesia “mais residencial e que tem de ser dotada com equipamentos que façam as pessoas querer ficar. É um exemplo de um trabalho conjunto. Espero que esta obra seja uma realidade o mais rápido possivel, porque é de facto uma necessidade”, sublinhou.

Recentemente, foram lançadas as obras do novo do lar em Sobrosa (para 68 utentes) e Bitarães (Paredes), a Casa do Povo de Bitarães terá um lar residencial para 36 idosos, com serviço de apoio domiciliário para 40 utentes. Avançou, ainda, a empreitada do Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário da Associação para o Desenvolvimento de Vilela destinado a acolher 40 utentes em “centro de dia” e 30 utentes em apoio domiciliário. Os novos equipamentos sociais em Sobrosa, Sobreira, Bitarães e Vilela representam um investimento superior a 9 milhões de euros que vão criar resposta para 310 utentes, no concelho de Paredes.

Foto: DR

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *