Crianças de Valongo participam no PDM dizendo o que pensam dos espaços para brincar
Crianças de Valongo participam no PDM dizendo o que pensam dos espaços para brincar

Crianças de Valongo participam no PDM dizendo o que pensam dos espaços para brincar

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A partir da próxima semana, os alunos do primeiro e segundo ciclos das escolas de Valongo vão poder participar na revisão do Plano Director Municipal (PDM) do município, reflectindo sobre partes do território em que são especialistas: os espaços destinados à brincadeira. “À procura do meu lugar” é o nome da iniciativa que, até 15 de Março, reúne as ideias dos mais novos para estes locais, sendo que algumas das propostas poderão mesmo vir a ser experimentadas.

O projecto arranca a 15 de Fevereiro e vai convidar 3300 alunos de 211 turmas dos primeiro e segundo ciclos de escolaridade de Valongo a reflectir sobre os lugares onde costumam brincar, nomeadamente o recreio da escola, o parque infantil, o jardim, a praça ou outros locais perto das suas residências. A iniciativa faz parte do V4.0, o processo participativo das crianças e jovens na revisão do PDM de Valongo.

PROFESSORES E ENCARREGADOS TAMBÉM PARTICIPAM

A participação é feita através de um caderno de actividades, no qual se pretende que os mais jovens identifiquem os aspectos positivos e negativos destes espaços e apresentem as suas propostas de melhoria.

Uma vez que as aulas estão, neste momento, a decorrer no formato digital, os mais jovens têm de descarregar o caderno de actividades, composto por dois volumes, nos quais se podem encontrar as explicações da iniciativa e as actividades propriamente ditas. Depois de imprimir o segundo volume, os alunos podem “pôr mãos à obra”, estimulando, junto com professores, encarregados de educação e até a equipa do PDM, três tipos de competências – saber observar, perguntar e inventar.

A câmara municipal de Valongo vai assegurar que todos os alunos incluídos na iniciativa podem participar, garantindo a entrega do caderno de actividades em papel àqueles que não tenham acesso aos meios digitais.

Para fazer com que as sugestões cheguem à equipa do PDM, os encarregados de educação têm também um papel neste processo, devendo fotografar os trabalhos dos mais novos e enviá-los aos responsáveis por e-mail (revisaopdm@cm-valongo.pt), preenchendo um formulário, enviando uma mensagem via Facebook ou através de outro meio a combinar com a autarquia.

A iniciativa deverá resultar numa exposição de todos os trabalhos, “quando as condições o permitirem”, e as famílias e os participantes vão poder escolher algumas das propostas de melhoria e “realizar acções de experimentação de baixo custo e impacto rápido”.

CINCO ETAPAS

O processo participativo da segunda revisão do PDM de Valongo arrancou em Outubro de 2020, e conta com o apoio do L3P – Laboratório de Planeamento e Políticas Públicas da Universidade de Aveiro.

Com base em cinco etapas, o processo de revisão do instrumento de gestão territorial convida os cidadãos a participar na definição de expectativas, diagnóstico, elaboração e experimentação de propostas para a transformar este território tendo também em conta as necessidades de quem nele vive, para além da componente técnica mais tradicional.

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