Cruzeiros no Douro poluem praias de Gondomar
Cruzeiros no Douro poluem praias de Gondomar

Cruzeiros no Douro poluem praias de Gondomar

Partilhar:

A diferença de poluição da praia Melres e a praia Lomba, em Gondomar, pode ser explicada pela hidrodinâmica do rio e pelos resíduos originados dos cruzeiros do Douro. 

Em Gondomar, existem duas praias que estão separadas por cerca de 500 metros, a praia de Lomba e a praia de Melres. A primeira, localizada na margem sul, foi classificada como Praia Qualidade de Ouro pela Quercus.

No entanto, já a segunda, que se encontra na margem norte, onde análises “desconformes” da qualidade da água fizeram com que a praia local não apareça este ano na lista nacional das praias fluviais.

As causas apontadas para explicar este fenómeno são o trânsito de barcos de cruzeiro e a hidrodinâmica do rio Douro.

O presidente da União de Freguesias de Melres e Medas, José Paiva, explicou à Lusa, que a interação entre a largada de resíduos sólido e de águas residuais pelos barcos de cruzeiro que sobem e descem o curso fluvial e a circulação da água do rio, a hidrodinâmica, que empurra os detritos em direção à margem norte, o que contribui para a contaminação das águas dessa praia.

Desde 2011, segundo a Quercus, que a praia da Lomba tem classificação excelente. Por outro lado, a praia de Melres não se encontra classificada na portaria 115/2023 como água balnear.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *