O próximo fim de semana do Cultura em Expansão é marcado por duas estreias: a apresentação dos resultados das residências de Will Guthrie, Mário Costa e Jorge Queijo na Bouça, e ainda de Ricardo Medina em Miragaia, no âmbito do projeto «SAAL – Miragaia».
De acordo com a Ágora, os percussionistas Will Guthrie, Mário Costa e Jorge Queijo juntaram-se, a convite da Sonoscopia, para uma residência de exploração musical a partir de um gamelão, um instrumento coletivo originário da Indonésia, que reúne vários instrumentos metálicos como gongos e lâminas.
O resultado deste projeto de colaboração poderá ser descoberto num concerto único na Associação de Moradores da Bouça, no dia 18, sexta-feira, às 19h30. A entrada é gratuita, sendo necessário fazer o levantamento dos bilhetes no dia e local, a partir das 18h30.
No domingo, dia 20, às 17h, os presentes serão convidados “a acompanhar o arquiteto Ricardo Medina num percurso por Miragaia, resultante do projeto «SAAL – Miragaia», desenvolvido ao longo deste ano, como resposta a um desafio da Confederação – colectivo de investigação teatral.
Tendo como objetivo perceber o que aconteceu no período que se seguiu ao 25 de Abril de 1974, “nomeadamente os esforços, motivações e movimentações que tiveram lugar durante o tempo que decorreu” o processo SAAL (Serviço de Apoio Ambulatório Local), “este projeto quer dar a conhecer as personagens, sítios e paisagens que fizeram parte e construíram este momento”.
O ponto de partida acontece no auditório do Grupo Musical de Miragaia. A participação está limitada a 30 pessoas, mas é possível fazer reserva através do e-mail online@confederacao.pt ou por telefone 913 889 242.