Cultura em Expansão regressa ao Porto em setembro com novas actividades
Cultura em Expansão regressa ao Porto em setembro com novas actividades

Cultura em Expansão regressa ao Porto em setembro com novas actividades

Partilhar:

O Cultura em Expansão está de volta às apresentações a 9 de setembro, com novos espetáculos e projetos únicos até dezembro.

A empresa municipal, Ágora, revela que a programação arranca com “Arquivo Zombie – O Arquivo Morto-Vivo do Teatro de Ferro”, uma coprodução do Teatro de Ferro e do Cultura em Expansão. Nesta nova criação, o Teatro de Ferro “propõe-se a reanimar, reinventar e produzir novos significados e sentidos para as criaturas, máquinas de cena e esculturas cinéticas, que têm habitado o percurso da companhia ao longo dos anos, através de uma espécie de visita guiada ao seu espaço”.

Por outro lado, no final de setembro, e durante duas semanas, todas as pessoas que circularem na rede de autocarros da STCP serão convidadas a descobrir, através de vários QR code, breves obras de música, escrita e imagem, criadas por habitantes de Pasteleira, Bouça, Campanhã e Miragaia, no âmbito do projeto TAG.

No mês de outubro, “é a vez da Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira – Previdência/Torres acolher o resultado do projeto do artista Ruca Bourbon, desenvolvido em torno da eclética coleção de discos de vinil, desenhos, poesia e esculturas do Sr. Amadeu”. O «Baile dos Discos Amadeu», que irá acontecer a 15 de outubro, pretende ser um evento “entre a vídeo-animação e o tasco, o arraial e a performance, o DJ Set e os petiscos”.

Em novembro, destacam-se dois projetos de residência em Miragaia e na Bouça. O primeiro, «SAAL – Miragaia», cuja apresentação decorre no dia 20, conta com a participação do arquiteto Ricardo Medina e visa perceber o que aconteceu neste território no período que se seguiu ao 25 de Abril.

O segundo, «Pessoas da Cidade», com apresentação prevista para dia 25, “é um exercício de realização e manipulação visual e sonora, de diálogos e entrevistas de rua, realizadas durante o período de residência da dupla de artistas Mariana Caló e Francisco Queimadela na zona da Bouça”.

No dia 10 de dezembro o projeto “SAAL – Miragaia” irá integrar uma componente de formação e os Bonecos de Santo Aleixo darão o mote para uma formação que antecede a apresentação do espetáculo “Auto do Nascimento do Menino Jesus”, na Igreja de São Pedro de Miragaia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *