A depressão Caetano irá afetar o Norte e Centro de Portugal entre a noite de quinta-feira e sexta-feira, trazendo consigo períodos de chuva forte e vento intenso, de acordo com o aviso emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O instituto prevê que o vento forte atinja as terras altas com rajadas de até 70 km/h. Além disso, as regiões Norte e Centro do país vão ser afetadas por períodos de precipitação significativa, com destaque para a agitação marítima, que se fará sentir nos dias 21 e 22 de novembro.
Embora o IPMA não tenha previsto a emissão de avisos meteorológicos para Portugal continental, a situação será mais grave em Espanha. A depressão Caetano deslocar-se-á para leste, passando a norte da Península Ibérica e em direção à Bretanha. Este movimento causará vento forte e agitação marítima severa na costa norte de Espanha e no Golfo da Biscaia, com o IPMA a emitir um aviso Laranja de Agitação Marítima para a costa norte de Espanha no dia 21.
A população das regiões afetadas deve estar atenta às condições meteorológicas e precaver-se contra o mau tempo previsto.
Foto: DR