Uma depressão isolada em altitude está a aproximar-se de Portugal continental, trazendo uma bolsa de ar frio que deverá aumentar a instabilidade atmosférica nas próximas horas. A previsão indica que esta sexta-feira marcará o início deste período de mudança, com chuvas fracas esperadas nos distritos do Norte, como Viana do Castelo, Braga, Vila Real e Porto. Nas zonas montanhosas, como as serras do Gerês, Peneda, Alvão e Marão, a precipitação será mais intensa.
A instabilidade deverá prolongar-se durante o fim de semana, com sábado, 7 de setembro, a trazer chuvas mais fortes para o Norte e Centro, incluindo distritos como Bragança, Aveiro, Viseu e Coimbra. A influência da depressão poderá afetar todas as regiões a norte da cadeia montanhosa Montejunto-Estrela, com exceção de Guarda, que pode escapar à precipitação.
Para domingo, 8 de setembro, as previsões permanecem incertas, mas não se espera precipitação significativa. No entanto, uma nova bolsa de ar frio vinda do Atlântico pode trazer mais chuvas a partir de domingo, prolongando-se até segunda-feira, 9 de setembro.
No Sul, a chance de precipitação é reduzida, embora áreas como o distrito de Leiria possam ter chuvas fracas e localizadas.
Foto: DR