Dia de Portugal comemora-se este ano em Braga, Londres e Andorrra.
Dia de Portugal comemora-se este ano em Braga, Londres e Andorrra.

Dia de Portugal comemora-se este ano em Braga, Londres e Andorrra.

Partilhar:

O Dia de Portugal comemora-se a 10 de junho pelos residentes em Portugal e pelos descendentes de portugueses em todo o mundo.  O seu nome oficial, e muito mais comprido, é: “Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas”.

O Dia de Portugal é comemorado em Portugal em festas de rua e encontros de família por todo o país e no estrangeiro. São muitos os festejos e os cantares de músicas patrióticas, desportos e lazer e outras festividades. Muitos leem também a famosa epopeia Os Lusíadas de Camões.

Aqueles que visitam Portugal durante o Dia de Portugal podem participar na celebração oficial, que se realiza num local diferente todos os anos. O presidente de Portugal inspeciona uma unidade militar e elogia o heroísmo dos soldados. São também distribuídos prémios de diversas conquistas notáveis, um desfile militar, espetáculos de fogo de artifício, uma orquestra a tocar músicas patrióticas e diversas exposições culturais.

A cerimónia militar comemorativa do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas está marcada para as 11h00, desta sexta-feira, na Avenida da Liberdade, em Braga.

A cerimónia inclui, além dos discursos de Marcelo Rebelo de Sousa e de Jorge Miranda, honras militares, uma cerimónia de homenagem aos mortos, desfile das forças em parada e cumprimentos de antigos combatentes.

O Presidente da República viajará depois para Londres, onde ficará até domingo, dia em que, antes de regressar a Portugal, ainda se deslocará a Andorra, para um encontro com a comunidade portuguesa.

Quando assumiu a chefia do Estado, em 2016, Marcelo Rebelo de Sousa lançou, em articulação com o primeiro-ministro, António Costa, e com a participação de ambos, um modelo inédito de duplas comemorações do 10 de Junho, primeiro em Portugal e depois junto de comunidades portuguesas no estrangeiro.

Este ano ano, por motivos de saúde, o primeiro-ministro estará ausente.

O Dia de Portugal é um momento para recordar Camões e toda a herança portuguesa. O turista pode achar muito interessante e aprender muito com este feriado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.