Dia do Centro Histórico com atividades gratuitas no Porto
Dia do Centro Histórico com atividades gratuitas no Porto

Dia do Centro Histórico com atividades gratuitas no Porto

Partilhar:

O Dia Nacional dos Centros Históricos celebra-se oficialmente a 28 de março, mas no Porto a festa começa mais cedo, no dia 25, o sábado antecedente à data oficial. O evento contará com “propostas especiais” de 34 entidades da cidade, entre as 10h30 e as 18h30, sendo “a maioria de acesso gratuito”.

“Classificado como Património Mundial pela UNESCO desde 1996, o Centro Histórico do Porto volta assim a ser comemorado com um programa eclético, que inclui visitas guiadas, percursos, exposições, oficinas, animação de rua, uma conferência, a exibição de um documentário, concertos e espetáculos de teatro e dança”, lê-se na notícia avançada pela Ágora.

A empresa municipal do Porto “junta-se também à iniciativa com programação própria”, como habitual nos últimos anos, com três eventos que irão decorrer em “quatro locais emblemáticos da zona histórica”.

Entre as 10h30 e as 12h30, o Rabiscar o Porto, “projeto que junta pessoas de várias idades a desenhar, in situ, locais da cidade”, convida os amantes da ilustração urbana a “representar aquilo que os rodeia, num ambiente de convívio e com recurso a diferentes materiais e abordagens”. Das 15h00 às 17h00, a mesma atividade segue para o Miradouro da Vitória.

No Terreiro da Sé, o espetáculo de teatro “Carrilló”, da companhia espanhola La Tal, acontece em duas sessões, às 15h00 e às 17h30. “A essas horas soará a música de um carrilhão, as engrenagens começarão a mover-se, tic-tac, tic-tac, até que o palco se encherá de personagens que contam as suas histórias de cavaleiros, palhaços, lutas e paixões”.

Já no Largo de São Domingos, “o movimento será mais calmo, para contemplar e, quem sabe, interagir”. As “estátuas vivas”, projeto de Carlos Ferreira, prometem “surpreender e encantar quem passa”.

Do restante alinhamento, destaque ainda para a “Caça ao Tesouro na Alfândega do Porto”, das 15h30 às 17h00, onde os participantes vão “explorar os espaços e histórias do edifício com recurso a pistas, caixas mistério (com objetos da Coleção Aduaneira) e jogos tradicionais”; assim como o teatro musical “Da Broadway para o Porto”, a ter lugar no Palácio das Artes, das 15h30 às 16h00.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *