Neste primeiro de Maio, o Dia do Trabalhador é celebrado em todo o país com manifestações e iniciativas organizadas pelas centrais sindicais CGTP e UGT, com foco na valorização dos trabalhadores. Os trabalhadores do comércio estão em greve, exigindo melhores salários e condições de trabalho, e denunciando ritmos intensos e horários desregulados.
Em Lisboa, as comemorações da CGTP começaram de manhã com a corrida internacional do 1.º de Maio, seguida pelo tradicional desfile entre o Martim Moniz e a Alameda D. Afonso Henriques, culminando num comício com o novo secretário-geral da central sindical, Tiago Oliveira. No Porto, está prevista uma manifestação na Avenida dos Aliados durante a tarde.
As celebrações da CGTP abrangem várias regiões do país, incluindo Açores, Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Madeira, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu, com manifestações, festas populares e provas desportivas.
A UGT comemora o Dia do Trabalhador em Vila Real, na Praça do Município, com atividades desportivas e culturais pela manhã e intervenções de dirigentes políticos e sindicais, incluindo o secretário-geral Mário Mourão, ao longo do dia.