Dia internacional da língua materna foi celebrado no Porto
Dia internacional da língua materna foi celebrado no Porto

Dia internacional da língua materna foi celebrado no Porto

Partilhar:

(Texto: Daniel Pinho)

O 21 de fevereiro é o Dia Internacional da Língua Materna. No Porto, a data foi assinalada pelo Espaço T e a Comunidade do Bangladesh da invicta, com a atribuição dos Prémios Interculturalidade 2022. Esta, que foi a 4ª edição do evento, decorreu no Batalha Centro de Cinema.

O Espaço t, Associação para o Apoio à Integração Social, tem nos últimos anos, vindo a dedicar-se à interculturalidade e à diversidade cultural, trabalhando com imigrantes nacionais de países terceiros e residentes em Portugal, que através da Arte, dão a conhecer as suas tradições e costumes, de forma a que possam “estar melhor integrados em Portugal”. 

Segundo Jorge Oliveira, o Presidente do Espaço t, citado em comunicado, esta é uma data “muito especial” para a associação – “Gostamos muito de a assinalar, por um lado para celebrarmos a Língua Materna, e o esforço histórico na preservação da identidade de um povo, e por outro, para que ainda que simbolicamente, agradecermos aqueles/as que mais se destacam na promoção de uma cidadania mais plena e empática”.

Em citação pelo “Jornal I”, Shah Alam Kazol, Presidente da Comunidade do Bangladesh, “para a Comunidade do Bangladesh do Porto, é de extrema importância que a comunidade se junte para celebrar esta data, e que esta data não seja esquecida”.

No evento esteve também a colaboradora da Rádio Metropolitana Porto, Rosilda Portas. Em representação da Interculturalidade Brasileira.

Foram 8 os premiados pela interculturalidade: Dulce Salzedas na categoria Jornalismo; Tamila Holub na categoria Desporto; Clara Sarmento, do Centro de Estudos Interculturais (CEI) do ISCAP-P. PORTO, na categoria Ensino e Formação; Ana Jorge, Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, na categoria Ajuda Humanitária; Dino D’Santiago na categoria Sociedade Civil; Câmara Municipal da Trofa na categoria Cidade Intercultural 2022; Ana Catarina Mendes, Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, na categoria Políticas Públicas; Povo ucraniano na categoria Mérito Intercultural. 

Estiveram presentes na cerimónia, a Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, a Cônsul da Ucrânia em Portugal, Alina Ponomarenko e vereador da coesão social na câmara municipal do Porto, Dr. Fernando Paulo, entre muitos outros,  como os outros premiados e convidados da Comunidade do Bangladesh em Portugal, imigrantes de várias nacionalidades e líderes associativos.

O Espaço T organiza ao longo do ano diversas atividades no âmbito da interculturalidade, além de regularmente tratar de temas como a cultura, língua e desemprego. Em maio, acontece a Festa da Interculturalidade, que junta diversas comunidades imigrantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *