Na passda segunda-feira, dois mochos-galego juvenis foram resgatados no concelho de Santa Maria da Feira, após terem sido encontrados no interior da Escola Básica de Espargo.
Após um alerta, elementos do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) deslocaram-se ao local e encontraram as aves “nuns bancos feitos de bobines em madeira de cabelagens”, conforme comunicado da GNR.
Os mochos foram recolhidos e transportados para o Parque Biológico de Gaia para receberem os cuidados necessários.
“O mocho-galego (Athene noctua) é uma espécie de ave estrigiforme pertencente à família Strigidae. É um animal de hábitos marcadamente noturnos, embora, quando as condições o permitam, seja comum observá-lo durante o dia ou crepúsculo, sendo uma das espécies de Strigiformes mais avistadas durante o dia. Encontra-se entre as espécies menores desta ordem de aves, atingindo em média 23 a 27,5 cm de comprimento, não havendo divergência entre sexos”, detalha a GNR no comunicado.
O resgate dos mochos-galego sublinha a importância da conservação da vida selvagem e da rápida resposta das autoridades para proteger estas espécies.
Foto: GNR