
Eduardo Vítor Rodrigues apela a que o novo governo decida o futuro da Ponte Maria Pia
05/03/2024(Texto de Mariana Carrilho)
Na segunda-feira, dia 4 de março, numa reunião do Município do distrito do Porto, Eduardo Vítor Rodrigues, Presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, destacou a necessidade de planear o futuro da ponte ferroviária Maria Pia.
Esta encontra-se deteriorada por falta de manutenção, podendo colocar em perigo a população que utiliza a ponte para circular.
Caso haja algum acidente, Eduardo Vítor Rodrigues afirmou que responsabilizará “o dono da ponte”, pois tem feito alertas constantes sobre a situação e a resposta obtida é que devem ser os Municípios a assumir os encargos. Contudo, “essa assunção ou é feita em parceria ou está fora de causa ser feita integralmente pelos municípios” de Vila Nova de Gaia e do Porto, de acordo com o Autarca.
A intervenção de requalificação da ponte teria um custo de, aproximadamente, 15 milhões de euros. Eduardo Vítor Rodrigues declarou que este é um investimento muito elevado para os Municípios, referindo que apesar de a Infraestruturas de Portugal ter tentado que a ponte passasse para eles, nenhum “tem condições técnicas ou financeiras para assumir uma coisa daquela envergadura”.
Apesar de o Autarca afirmar que os Municípios não poderão contribuir na totalidade para o orçamento previsto, estes estarão “disponíveis para colaborar, até mesmo para comparticipar”.
O “novo governo vai ter de assumir isto de forma determinante, porque é uma obra de arte, é uma coisa importantíssima da identidade do município de Gaia e do Porto”, declarou o presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia.
Foto: DR Infraestruturas de Portugal