O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, irá gerir, no último ano de seu mandato, o maior orçamento de sempre da autarquia, que totaliza 284,7 milhões de euros. Este orçamento, que representa um aumento de 12,86 milhões de euros em relação ao ano passado, também marca uma redução significativa na dívida do município, que caiu de 300 milhões para 71 milhões de euros desde 2013.
O orçamento de 2024 destaca-se não só pelo valor recorde, mas também pelo seu conteúdo estratégico, com mais de metade da verba destinada a áreas essenciais como habitação, educação, ação social e saúde. Segundo o presidente da Câmara, este aumento de receitas, face aos 297 milhões de euros de 2023, é o reflexo de um esforço contínuo na gestão financeira do município, que, no ano passado, foi impulsionado pela contração de um empréstimo.
Com este orçamento, Eduardo Vítor Rodrigues visa consolidar as políticas de desenvolvimento social e infraestrutural da cidade, mantendo um foco nas necessidades da população, ao mesmo tempo que reforça a sustentabilidade financeira da autarquia.
Foto: DR