Na freguesia de Ossela, um serralheiro é visto como um herói local após salvar várias casas do incêndio que desde domingo devasta a região de Oliveira de Azeméis. Fernando Tavares, ex-bombeiro de 27 anos, combateu as chamas por três dias consecutivos ao volante do seu trator Lamborghini de 60 cavalos, usando uma capinadeira para controlar o fogo em terrenos próximos de habitações.
José Santos, presidente da Junta de Freguesia de Ossela, destacou a coragem de Fernando, sugerindo uma medalha de mérito municipal: “Salvou a casa dele, dos pais, dos avós e de muitos vizinhos”.
Com a experiência de sete anos como bombeiro, Fernando dedicou-se a abrir caminho para os bombeiros, dormindo apenas quatro horas ao longo de três dias. “Enquanto aguentar, vou continuar”, afirmou o jovem, que também deixa em casa a esposa e duas filhas pequenas durante as noites de tensão.
Os moradores, como Maria Martins Santiago, expressaram gratidão: “Ele arriscou a vida para nos ajudar”, mas também criticaram a falta de ação das autoridades locais quanto à limpeza de terrenos e a infraestrutura precária da região. Mesmo após controlar as chamas, o calor persistente e o fumo mantêm a comunidade em alerta.
Entre o esforço voluntário de Fernando e o trabalho dos bombeiros, Ossela resistiu ao pior, mas a ameaça do fogo ainda não desapareceu.
Foto: DR