O presidente da Câmara de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, irá suspender o seu mandato em 29 de janeiro para liderar a lista da distrital de Aveiro do PSD nas eleições legislativas.
A meio do seu terceiro mandato, o autarca pretende retomar as suas funções na câmara após as eleições e deixar definitivamente o cargo ao assumir o cargo de deputado na Assembleia da República. A eleição para esse órgão é muito provável, pois é o número um na lista da coligação Aliança Democrática.
Emídio Sousa inicialmente esperava ingressar no Parlamento Europeu, mas optou pela Assembleia da República devido a um apelo do partido por candidatos experientes. Caso seja eleito, os seus projetos prioritários incluem o túnel da Cruz, uma estação ferroviária próxima ao Europarque e iniciativas de desenvolvimento para o distrito de Aveiro. Quanto à câmara municipal, Sousa assegura que deixará uma situação financeira sólida e projetos definidos para os próximos 10 anos, ao seu sucessor Amadeu Albergaria, vice-presidente atual, e destaca a continuidade eficaz da gestão municipal.