Entrada gratuita no Museu da Memória de Matosinhos até ao final do ano

Entrada gratuita no Museu da Memória de Matosinhos até ao final do ano

11/10/2021 0 Por admin
Partilhar:

Inaugurado no final do mês de agosto, o Museu da Memória de Matosinhos, instalado no Palacete Visconde de Trevões, já recebeu a visita de mais de 1500 visitantes, que se deslocaram ao espaço para conhecer mais sobre um dos concelhos mais emblemáticos do distrito do Porto, num ponto de encontro perfeito “entre o passado e o presente”.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Matosinhos avança que ao longo destes (quase) dois meses de atividade o público teve oportunidade de realizar “visitas livres e guiadas” ao edifício, construído em 1909, com destaque para uma “visita especial dramatizada com a personagem de Emídio Ló Ferreira, conhecido Visconde de Trevões (1864-1942), ilustre matosinhense (por adoção) que fez fortuna em Manaus, no Brasil, e que foi o primeiro proprietário do imóvel”.

Dos visitantes, grande parte chegou ao espaço museológico em grupo, que recebeu mais de 40 grupos na “visita orientada, oriundos de instituições como Colégio S. João Bosco, Academia KA, Matosinhos Habit, Universidade Sénior Florbela Espanca, Centro de Dia da Misericórdia de Matosinhos, Escola Alternância, entre muitas outras”, lê-se ainda.
Durante esta viagem, destacou-se a presença de uma sobrinha-bisneta de Emídio Ló Ferreira, que se “deslocou propositadamente a Matosinhos para conhecer o antigo palacete do seu tio”.

O Museu da Memória de Matosinhos pode ser visitado, gratuitamente, até ao final deste ano e possibilita, entre outras experiências, a visita a diferentes espaços do concelho com recurso a óculos de realidade virtual e à exposição temporária “Fontão: 4.000 anos de História”, dedicada às mais recentes descobertas arqueológicas ocorridas em escavações que estão a decorrer em Lavra.

Os interessados podem visitar o espaço de terça a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00, e ao sábado, domingo e feriados das 15h00 às 18h00. As visitas estão, por sua vez, disponíveis terça a sexta-feira, entre as 11h00 e as 16h00, mediante marcação prévia.