A Junta de Freguesia de Ermesinde, no concelho de Valongo, está pronta para comemorar os 50 anos da Liberdade em Portugal com uma série de eventos e atividades ao longo do mês de abril. O programa diversificado promete envolver e inspirar os residentes locais, celebrando um marco histórico na jornada democrática do país.
Até o dia 19 de abril, os cidadãos estão convidados a participar de um Concurso de Cartazes dedicado à data, enquanto Workshops “Cravos de Abril” serão realizados para os alunos das escolas da freguesia, destacando a importância simbólica deste período histórico.
No dia 23 de abril, o auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde será o palco para o espetáculo “Danças de Abril”, apresentando performances vibrantes das Mix Dance da AACE, Danças Tradicionais da USE e Attitude Dance, a partir das 21 horas.
No dia seguinte, 24 de abril, a Junta abrirá suas portas novamente para um dia repleto de debates, reflexões e perspectivas sobre a democracia, promovendo um ambiente de diálogo e entendimento.
Para marcar o dia da Revolução dos Cravos, as celebrações começarão cedo, às 9 horas, com a distribuição de cravos pelos membros da Rotarac Ermesinde. Em seguida, “As Vozes de Abril – Cantigas D’ouvido”, apresentação musical da USE, antecederá a Sessão Solene na Junta de Freguesia, onde serão anunciados o vencedor do melhor cartaz do 25 de Abril e diversas intervenções musicais estão programadas.
No dia 26 de abril, as histórias da época serão debatidas, enquanto o Fórum Cultural receberá no dia seguinte o evento “25 de Abril em Multimédia”, um trabalho da AACE, com a participação dos cavaquinhos da USE. As atividades culminarão no dia 28 de abril com a Caminhada da Liberdade, iniciando às 10 horas. O valor da inscrição é simbólico, apenas 1 euro, revertendo para o apoio às Associações de Pais, e pode ser realizada nas escolas públicas e privadas de Ermesinde.
Todas as atividades são de entrada livre, embora algumas exijam reserva prévia, proporcionando oportunidades para todos os interessados participarem e celebrarem esse momento significativo na história de Portugal.