Estado obtém maior participação de capital da STCP
Estado obtém maior participação de capital da STCP

Estado obtém maior participação de capital da STCP

Partilhar:

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), uma empresa intermunicipal cujo capital está distribuído por seis municípios da região metropolitana, viu-se afetada pela recente reestruturação financeira da Metro do Porto. No âmbito deste processo, a STCP perdeu quase toda a sua participação acionista na Metro do Porto, passando de 14,68% para apenas 0,03% do capital.

Antes da reestruturação, os municípios que compõem a estrutura acionista da STCP eram o Porto (com 53,69%), Vila Nova de Gaia (12,04%), Matosinhos (11,98%), Maia (9,61%), Gondomar (7,28%) e Valongo (5,4%). Esta distribuição garantia à STCP uma presença significativa na Metro do Porto, que agora foi praticamente eliminada.

Com estas mudanças, as entidades públicas da esfera metropolitana que anteriormente detinham quase metade do capital da Metro do Porto, agora possuem apenas uma fração mínima, representando apenas 0,1% do capital total. Enquanto isso, o Estado central viu sua participação aumentar significativamente, passando de 50,11% para 99,89% do capital da Metro do Porto, como parte do processo de “limpeza” de dívida realizado pelo governo central.

Foto: DR

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *